top of page

O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA O GOLEIRO TREINAR NA HORA DAS SAÍDAS DO GOL.

OLÁ GOLEIRO, COLEGAS DA PREPARAÇÃO DE GOLEIROS , E TODOS OS AMANTES DA POSIÇÃO.

Uma imensa satisfação compartilhar um pouco do meu conhecimento, e mostrar a rotina da preparação do goleiro direto do Mundo Árabe.

Vamos elaborar uma Sessão de treinamento com os fundamentos técnicos da pegada , passe, saída do gol e quedas rasteiras.


ALGUMAS OBSERVAÇÕES PONTUAIS FAZ -SE NECESSÁRIO NESSA ETAPA E GOSTARIA DE COMPARTILHAR O PROCESSO CRIATIVO DO TREINAMENTO. Quando começo a esboçar o meu plano de treino ,sempre procuro observar algumas questões importantes para estruturar as etapas do trabalho. A primeira questão importante é; O que preciso fazer para corrigir ou potencializar algum aspecto técnico, físico ou tático de um determinado goleiro . Baseado nessas informações , eu começo a elaborar um plano para colocar na prática a minha idéia . Sabemos que em uma equipe de futebol ,podemos contar na posição com um grupo que vai variar de quatro a cinco goleiros no elenco. Portanto , eu procuro estruturar no meu micro ciclo os objetivos ( Capacidade Técnica , física , treinamento Especifico.. ) e sempre ao lado de "cada dia" na sessão do trabalho eu procuro anotar uma observação e elaborar um trabalho mais voltado para um determinado goleiro que precise melhorar em algum aspecto do seu jogo. No outro dia, aplico um trabalho que vai de encontro a um outro goleiro que precise melhorar e condicionar algum outro aspecto, e assim vai.. Lembrando meus caros que o foco deve ser dado a TODOS os goleiros do grupo e não apenas ao titular. Já presenciei inúmeras situações ao longo da carreira a qual o treinador de goleiro só despendia atenção e esforço ao titular e simplesmente relegava os demais profissionais da posição.


OUTRO PONTO DE PARTIDA PARA ESTRUTURAR E ELABORAR OS MEUS TREINAMENTOS é uma análise minuciosa que procuro REALIZAR do adversário. Ou seja, eu sei que o ponto forte do meu oponente são as bolas cruzadas na área , com ótimo finalizadores, então darei mais ênfase nesse tipo de evento durante o meu treinamento.


E CLARO , PARA CONCLUIR , Tudo que realizamos e pretendemos colocar em prática também vai depender da adequação do nosso Plano de treinamento (micro ou marco ciclo ) integrado com o plano de trabalho do Treinador principal e comissão técnica. O treinador principal sempre vai conduzir um caminho para todos da comissão técnica baseado no seu modelo tático e reproduzir suas idéias de jogo durante os treinamentos. Baseados nisso precisamos nos antecipar e saber com antecedência qual será o trabalho e deixar os goleiros aptos para atividade com os demais jogadores do grupo. Um exemplo simples na prática é ; sabendo que o treinador vai realizar um trabalho tático , utilizando os goleiros na transição defesa -ataque ( Build Up ) , durante o aquecimento já posso iniciar com algumas sequencias de exercícios combinados de passe, domínio ; dentro de um método mais analítico ou global. Portanto, para finalizar o meu processo criativo de treinamento , todos esses detalhes vão fazer diferença no jogo do seu goleiro e melhorar consequentemente as habilidades como um todo.






Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags